Grão da Vida

Grão da Vida participa do “Encontro Internacional ABORDAGEM PIKLER”

Os estudos da médica pediatra húngara Emmi Pikler é reconhecido no mundo todo como uma das principais referências no trabalho com crianças de 0 a 3 anos de idade. Nós do Projeto Grão da Vida acreditamos ser fundamental a contínua Formação para melhor atender as crianças de nossa comunidade educativa, que com o passar dos anos foi ficando cada vez mais “jovem”.
Hoje o CEI Manoel Bispo dos Santos é um “grande berçário”, como costumamos dizer.

Em entrevista¹ para o site “Tempo de Creche”, Suzana Soares diz: “ Há dois aspectos fundamentais na Abordagem Pikler-Lóczy. Um deles é a valorização do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe) e o outro é o brincar livre. Depois de ser nutrido emocionalmente com uma interação profunda, o bebê fica em um local confortável e seguro, no chão sobre madeira ou tecidos, junto com outros bebês, para que se relacione com eles e com objetos lúdicos e pesquise, por ele mesmo, as maneiras possíveis de movimentação. Os educadores observam e atuam quando necessário. ”
No que diz respeito ao Projeto Grão da Vida, o brincar livre é praticado por nós desde a reestruturação do Projeto em 2006,  assim como o vínculo educadora-bebê também.

O estudo das contribuições de Emmi Pikler vem aprofundar um caminho que nós já percorríamos e nos identificávamos.

¹Entrevista Completa em: http://www.tempodecreche.com.br/palavra-de-especialista/educacao-dos-0-aos-3-anos-contribuicoes-de-emmi-pikler/

Vera Christina Figueiredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.